sexta-feira, 5 de outubro de 2007

EM DEFESA DO RIO SARDOURA - NOTA COMUN SOCIAL

EM DEFESA DO RIO SARDOURA
(nota à comunicação social)

Na última Assembleia de Freguesia de S. Martinho de Sardoura, que teve lugar no passado dia 29 de Setembro, foi apresentada pelos eleitos do Partido Socialista desta Assembleia, uma proposta em defesa do rio Sardoura.
Preocupados com rumores que se têm ouvido pelo Município e tendo conhecimento da discussão levada a cabo na última Assembleia Municipal acerca do projecto do saneamento em alta que iria recair sobre o leito e as margens do Rio Sardoura, os membros socialistas apresentaram um conjunto de considerandos sobre este projecto e propuseram à Mesa que, por intermédio da Junta de Freguesia, fossem partilhadas algumas preocupações com as Assembleias de Freguesia atravessadas pelo Rio Sardoura, com a Câmara e com a Assembleia Municipal, com a empresa responsável pelo projecto e com a Direcção Regional do Ambiente. Ao mesmo tempo, propuseram que fosse promovida uma reunião pública com os autarcas interessados, particularmente com os membros das três Assembleias das freguesias ribeirinhas do Rio Sardoura, para troca de informações, debate de opiniões e eventual tomada de posição e definição de iniciativas e realizar.
A proposta, apesar de ter sido rejeitada pela diferença mínima de um voto, suscitou um debate interessante na Assembleia e, a partir dela, foi deliberada a realização duma sessão extraordinária com a presença da Câmara Municipal e da empresa responsável pelo projecto.
Os membros desta Assembleia esperam que as entidades invocadas possam responder com brevidade a estas preocupações, levando em conta a sua pretensão de intervir e de serem ouvidos sobre o assunto em causa, antes que os factos sejam consumados.
De salientar que os membros socialistas não estão, de modo algum, contra a realização do saneamento, sendo inclusive dos seus principais defensores, mas, pretendem conhecer mais deste projecto e promover uma reflexão conjunta sobre os impactos que o mesmo poderá ter, nomeadamente para a fauna e a flora deste curso natural. Defendem que o mesmo nunca se poderá sobrepor às riquezas naturais que o rio Sardoura encerra, as quais depois de assoladas, jamais poderão ser recuperadas.
Está em causa não só a defesa do rio Sardoura, mas também o direito de intervenção e de participação dos membros eleitos pelo povo, podendo ser ouvidos e, oportunamente, puderem apresentar e defender propostas alternativas, que efectivamente defendam os direitos dos seus munícipes/eleitores e dos seus descendentes.
São Martinho, 29 de Setembro de 2007
(Anexo: o texto da proposta apresentada na Assembleia de Freguesia do dia 29 de Setembro de 2007)

(Os eleitos pelo Partido Socialista da Assembleia de Freguesia de S. Martinho de Sardoura)

Sem comentários: